Comunidade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comportamentos bizarros

2 participantes

Ir para baixo

Comportamentos bizarros Empty Comportamentos bizarros

Mensagem por Admin Dom Ago 07, 2011 3:06 pm

As tarântulas são animais fascinantes de observar. Têm mais comportamentos do que aquilo que nós esperamos inicialmente. Alguns deles podem causar algumas dúvidas nos iniciantes no mundo da "tarantulogia".

Dançar

Algumas vezes é possível observar as tarântulas como que a dançarem com o alimento nas presas. Vão rodar em círculo balançando o corpo para a frente e para trás enquanto rodam. Este comportamento parece de felicidade pelo facto da tarântula ter encontrado alimento. No entanto aquilo que o animal está realmente a fazer é tecer uma circunferência de teia no local onde encontrou alimento, como que um mapa a dizer que ali apareceu comida, e portanto é provável que volte a aparecer. Um comportamento que em cativeiro não é de todo importante, mas que na natureza faz a diferença entre uma tarântula bem alimentada e uma que pode vir a morrer.

Fazer a toalete

Ás vezes podemos observar o nosso animal a levar as patas até à boca, e esfrega-las nas presas e quelíceras, para o iniciante pode parecer que a aranha está a comer a sua própria pata, mas na realidade o que elas está a fazer é a limpar-se. Está a retirar todas as partículas de terra, ou outras coisas que estejam nos seus pêlos porque como as patas são extremamente sensíveis como já é sabido, pode de alguma forma afectar a sua percepção sensorial ou mesmo causar desconforto.

Comer apêndices

É possível que de quando em vez se observe a aranha a comer um apêndice, normalmente uma pata, isto acontece quando a aranha se encontra em situações de muito stress e chama-se de autofagia, ou então quando a aranha perde uma pata por outro motivo, por exemplo numa muda ou numa queda, a aranha arranca a pata pelo trocanter, e come-a. Comer a pata é uma forma natural das aranhas de não existir um membro a apodrecer perto delas, e é menos uma porção de carne para chamar a atenção de predadores, pelo que é um mecanismo evolutivo bastante interessante.

Sibilar/Hissing

O termo inglês é Hissing, o que em português passa para o barulho que as cobras fazer, que será o sibilar, se alguém conhecer uma terminologia mais correcta por favor acrescente. É um barulho que as tarântulas fazem esfregando alguns pêlos especiais nas suas quelíceras. O barulho é um sssssssssssssss parecido com o mesmo som emitido pelas serpentes. É algo que fazem para amedrontar as criaturas que estão a atacar ou simplesmente passam próximas. As theraphosa blondi fazem um sibilar suficientemente alto para se ouvir no quarto todo.


Admin
Admin

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/08/2011

https://aviculariapt.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamentos bizarros Empty Comportamento

Mensagem por PedroSereno94 Seg Jun 11, 2012 9:49 pm

Tenho uma G.rosea, foi me trazida ontem... Nunca tive qualquer experiencia com tarantulas, mas esforço me em pesquisar sobre tudo e mais alguma coisa para que possa proporcinar lhe um bom estar. è normal elas terem um comportamento tao passivo? a minha permanece horas e horas e horas e uma tarde inteira exactamente na mesma posiçao. É normal?

PedroSereno94

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos